Pesquisar

João Angelo Guimarães

Diretor de Teatro e Jornalista

(0.0 - 0 avaliações)

Ranking: 176644 | Projetos concluídos: 0 | Recomendações: 0 | Registrado desde: 02/05/2016

Sobre mim:

JOÃO ANGELO GUIMARÃES – 59 ANOS

NATURAL DE SÃO PAULO CAPITAL

DIRETOR, AUTOR, ATOR, ROTEIRISTA, PRODUTOR DE TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO e Articulista Jornalístico.

PREPARADOR DE ATORES E ATRIZES - MTb Nº 7.186

JORNALISTA - MTb Nº 41.718

40 ANOS DE CARREIRA ARTÍSTICA EM 2017

Resumo da experiência profissional:

Mudou-se de São Paulo para Taubaté em 1973 e começou as primeiras atividades teatrais no Colégio Estadão no ensino médio.

Em 1977 ingressa no Teatro Amador no Grupo Teatral Aquarius como ator. Participa de Festivais Regionais e Nacionais recebendo troféus de melhor ator da peça e indicações de melhor ator do festival.

Passa a trabalhar como técnico profissional de som, luz, cenário, arte e diretor e assistente de diretor em companhias de Teatro da região e da capital em montagem de espetáculos teatrais.

Autor de mais de 10 peças teatrais, sendo que algumas delas foram montadas e apresentadas recentemente nos Teatros da região do Vale do Paraíba.

Trabalhou em Produtoras de TV de São Paulo e de Taubaté. Produziu em Taubaté dois programas da TV Band Vale, Vale Sertanejo e Programa Walter Amaral.

Ministrou de 1 a 4 cursos ao ano de produção de Teatro, Cinema e Televisão desde 1981 em Taubaté, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Campos do Jordão, Itajubá e São João Del Rei.

Fundou o curso de teatro em 1983 na Escola Fêgo Camargo de Taubaté e em 1987 na mesma escola ajudou a criar o curso regulamentar profissionalizante de formação técnica de ator e atriz.

Foi coordenador de atividades teatrais da Prefeitura de 1989 a 1992.

Exerceu o cargo de gerente da Área de Cultura da Prefeitura de 2001 a 2005.

Em 1998 criou o Núcleo do Teatro de Brecht na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, com cursos de formação de atores, autores, técnicos de som, luz, cenário e arte, e a partir de 2001 na Prefeitura de Taubaté. Desde o início do Núcleo foram mais de 25 cursos de produção de Teatro, Cinema e Televisão com mais de 4.000 inscritos e mais de 60 atores e técnicos formados no período.

Criou a Mostra Teatral de Sketches em Taubaté com três edições de 1989 a 1991 e duas edições em 2002 e 2003, com participação de mais de 40 grupos da região.

Criou os Episódios Teatrais, evento apresentado todos os meses inicialmente no Teatro Metrópole de Taubaté, onde desde 2002 foram apresentados cerca de 30 espetáculos, escritos, montados e produzidos pelo Núcleo do Teatro de Brecht. O evento quebrou todos os recordes de público do Teatro local, superlotando as dependências do Teatro Metrópole com mais de 560 pessoas por sessão em várias oportunidades com os espetáculos, O Pierrot Nordestino, O Julgamento de Um Estado, Como Vencer Na Vida Sem Fazer Força, Quem Ama Não Casa, 5 Picaretas e 1 Funeral, Anatomia de Um Chifre e outros.

O Núcleo do Teatro de Brecht participou do Teatro Vanguarda em 2004, promovido pela TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba, fazendo mais de 15 apresentações pelo Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira com o espetáculo Quem Ama Não Casa. Foi diretor e ator do espetáculo que quebrou todos os recordes do evento, com um público de mais de 7.000 pessoas, sendo considerado o melhor espetáculo entre os 14 participantes.

Na função de jornalista trabalhou como articulista e diagramador dos jornais locais da região, Jornal de Taubaté, Revista Vale, Vale Opinião, Jornal SOS Bairros e publicou dois jornais – Outro Lado e Jornal do Brecht – com circulação dirigida a Taubaté e região.

Em 1992, 1993, 1999 e 2011 junto com a Prefeitura de Taubaté, SESC, SENAC e TV Cidade – Net Cabo produziu cursos de produção de vídeo, cinema e televisão e oficinas de roteiro para iniciantes, incentivando a formação de video-makers e técnicos de produção cinematográfica.

De 2010 a 2012 foi produtor e apresentador do programa Das Vilas e dos Bairros, um talk-show com debates, entrevistas e atrações artísticas na TV Cidade, canal 99 da Net Cabo.

De 2013 a 2014 foi assessor parlamentar para assuntos de Mídias Sociais, Marketing e Jornalismo na Câmara Municipal de Taubaté.

De 2014 a 2016 foi Assessor de Informática, Mídias Sociais, Marketing e Jornalismo no Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Em 2015 e 2016 ministrou o Curso de Prática Teatral para comerciários e comunidade em geral no Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Na Internet mantém um Site/Blog – http://nucleodobrecht.blogspot.com.br

Trabalhos:

  • LOGOMARCA CENTRALESTAGIO.COM
    Desenvolvimento de uma nova logomarca para a empresa de recursos humanos CENTRALESTAGIO.COM de Taubaté, comemorando os 10 anos de atividades e as novas filiais em São José dos Campos, Caçapava, Ubatuba e Campos do Jordão. A logomarca estiliza as iniciais de cada nome em elipses concêntricas em torno de uma esfera puntuada, utilizando-se das cores da empresa.
    http://www.centralestagio.com/
  • REVISTA ABRESI
    Projeto de revista de gastronomia, hotelaria e turismo com circulação nacional. A identidade visual, a capa, diagramação e algumas matérias jornalísticas sobre o tema foram desenvolvidas por João Angelo Guimarães.
    Nenhum site informado
  • Informativo Institucional
    Informativo Institucional da Prefeitura de Natividade da Serra
    Nenhum site informado

Habilidades:

  • Artigos
  • Assessoria de Imprensa
  • Comunicação Interna e Externa
  • Criação de Personagens
  • Word
  • Artigos de Ficção
  • Jornalismo Cultural
  • Jornalismo Político
  • Redação de Artigos
  • Reportagem

Áreas de interesse:

  • Jornalismo
  • Redação
  • Edição & Revisão
Carregando...

Carregando...

Pesquisar

FREELANCERS
PROJETOS
Ocorreu um erro inesperado. Caso o erro persista, entre em contato conosco através do e-mail suporte@99freelas.com.br.