Pesquisa de Mercado
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Propostas: 6
Descrição:
Criar um planejamento, estratégia e comunicação do evento.
Vamos iniciar conforme em anexo o primeiro tributo que vai rodar pela primeira vez na região Norte: Elton John.
Observação: esse estudo não se aplica só ao tributo Elton, mas sim ao estilo de Rock e Pop-Rock.
Foco em shows, especialmente Pop Rock e Rock (Tributos).
Precisamos de um estudo detalhado dessas praças.
Definição de estratégias:
• Pesquisa de mercado: Analisar o mercado, identificar oportunidades e ameaças, e entender as tendências.
• Definição de público-alvo: Identificar quem são os seus clientes ideais e quais as suas necessidades.
• Posicionamento da marca: Definir como a empresa deseja ser vista e percebida pelo público.
• Objetivos e metas: Estabelecer metas claras e mensuráveis para as campanhas de marketing.
Fase 1:
Fazer a parte publicitária estratégica:
• Análise de mercado para as cidades:
• Porto Velho - RO,
• Manaus - AM,
• Rio Branco - AC,
• Boa Vista - RR.
Após as análises de mercado, identificar a buyer persona de cada cidade, público-alvo, faixa etária e ticket médio de venda de ingressos.
• Análise SWOT:
Elementos da análise SWOT:
• Forças (Strengths): Pontos positivos internos que dão à empresa ou projeto uma vantagem competitiva.
• Fraquezas (Weaknesses): Pontos negativos internos que podem prejudicar o desempenho.
• Oportunidades (Opportunities): Fatores externos positivos que podem ser aproveitados.
• Ameaças (Threats): Fatores externos negativos que podem colocar em risco o sucesso.
Benefícios da análise SWOT:
• Identificação de oportunidades: Ajuda a identificar oportunidades de melhoria e crescimento.
• Tomada de decisões estratégicas: Permite tomar decisões mais informadas e alinhadas com os objetivos da empresa.
• Planejamento estratégico: Facilita o desenvolvimento de planos de ação para aproveitar as oportunidades e mitigar as ameaças.
• Avaliação do ambiente externo: Ajuda a entender as mudanças e tendências do mercado.
• Aprimoramento da capacidade competitiva: Permite identificar áreas de melhoria para se tornar mais competitivo.
Como realizar a análise SWOT:
• Identificar as forças: O que a empresa faz bem? Que diferenciais possui?
• Identificar as fraquezas: Onde a empresa pode melhorar? Que áreas precisam de atenção?
• Identificar as oportunidades: Quais são as tendências de mercado que podem ser aproveitadas?
• Identificar as ameaças: Quais são os fatores que podem colocar em risco o sucesso da empresa?
• Analisar e interpretar os resultados: Avaliar como as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças se interligam e impactam o negócio.
• Desenvolver um plano de ação: Criar estratégias para aproveitar as oportunidades e mitigar as ameaças.
E por fim:
5 Ps do marketing:
• Produto: Refere-se ao que é oferecido ao mercado, seja um produto físico ou um serviço.
• Preço: Define o custo que o cliente pagará pelo produto ou serviço.
• Praça: Aborda a distribuição do produto, como e onde ele chega ao cliente.
• Promoção: Inclui todas as atividades de comunicação para informar o cliente sobre o produto e incentivá-lo à compra.
• Pessoas: Envolve a equipe que interage com o cliente, desde a equipe de vendas até o atendimento ao cliente.
Em cada cidade, precisamos de um estudo desse, tendo em vista que muitas vezes, o que pode ser relevante em uma cidade, na outra não se aplica ou consome.
Fase 2:
Criação da ID do evento, a ser informada em breve.
Criação da ID do projeto comercial para captação de patrocínio.
Criação da comunicação offline (institucional).
Fase 3:
Aprovação do material.
Execução da comunicação.
Habilidades desejadas: Marketing, Pesquisa de Marketing, Estratégia de Marketing, Marketing de Marca e Planejamento de Marketing.