Fundamental & Ensino Médio
| Orçamento: Aberto |
Publicado: |
Propostas: 1
Sala Sensorial e Laboral Alfa
Resumo executivo + BNCC
Resumo do projeto
A Sala Sensorial e Laboral Alfa é um ambiente educacional multissensorial, tecnológico e pedagógico, projetado para potencializar o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, integrando:
• Tela interativa digital 3D (120")
• Laboratório de Matemática
• Laboratório de Robótica Educacional
• Computação e Pensamento Computacional
• Gamificação como estratégia pedagógica
• Neurociência aplicada à aprendizagem
• Atenção às principais causas e manifestações do TDAH
• Metodologias ativas: STEAM, Montessori e Matemática de Singapura
O projeto promove aprendizagem ativa, significativa e inclusiva, respeitando o ritmo individual do aluno e fortalecendo funções executivas como atenção, memória, autorregulação, planejamento e tomada de decisão.
Base neuropedagógica e inclusiva (TDAH)
A sala foi pensada para atuar diretamente em:
• Atenção sustentada e seletiva
• Autorregulação emocional
• Controle inibitório
• Memória de trabalho
• Organização espacial e temporal
• Aprendizagem multisensorial (visual, tátil, cinestésica)
Tudo isso alinhado às práticas recomendadas pela Neurociência Educacional.
BNCC – mapeamento completo
1) Educação Infantil
Campos de experiência atendidos
• O eu, o outro e o nós
- Interação em atividades colaborativas
- Respeito às regras, turnos e combinados
- Desenvolvimento socioemocional
• Corpo, gestos e movimentos
- Coordenação motora ampla e fina
- Circuitos motores, robótica física e manipulação de objetos
- Consciência corporal
• Traços, sons, cores e formas
- Exploração artística, visual e sensorial
- Uso de tecnologia e materiais concretos
- Expressão criativa
• Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Narrativas, desafios gamificados e resolução de problemas
- Comunicação oral e simbólica
- Linguagem mediada por tecnologia
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Matemática concreta (Singapura)
- Sequências, lógica, padrões e quantidades
- Pensamento científico inicial
2) Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Matemática
Competências BNCC:
• Raciocínio lógico
• Resolução de problemas
• Pensamento algébrico inicial
Habilidades trabalhadas:
• Contagem, classificação e seriação
• Uso de material concreto (Laboratório de Matemática)
• Visualização matemática (tela 3D)
Base direta na Metodologia de Singapura
Computação (BNCC Computação)
Eixos atendidos:
• Pensamento computacional
• Mundo digital
• Cultura digital
Habilidades desenvolvidas:
• Decomposição de problemas
• Reconhecimento de padrões
• Algoritmos e sequências
• Programação desplugada e plugada
• Uso ético da tecnologia
Robótica educacional
• Montagem, programação e resolução de desafios
• Relação causa–efeito
• Trabalho em equipe
• Pensamento lógico e criativo
Alinhada a:
• Ciências da Natureza
• Matemática
• Tecnologia
Ciências da Natureza
• Observação, investigação e experimentação
• Uso da tela 3D (espaço, corpo humano, natureza)
• Curiosidade científica
Competências gerais da BNCC (1 a 10)
A Sala Sensorial Alfa atende todas as Competências Gerais:
• Conhecimento
• Pensamento científico, crítico e criativo
• Repertório cultural
• Comunicação
• Cultura digital
• Trabalho e projeto de vida
• Argumentação
• Autoconhecimento e autocuidado
• Empatia e cooperação
• Responsabilidade e cidadania
Metodologias educacionais aplicadas
• STEAM — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática integradas; projetos práticos e desafios reais.
• Montessori — Autonomia, ambiente preparado, aprendizagem pelo fazer, materiais concretos e autocorreção.
• Matemática de Singapura — Concreto ? pictórico ? abstrato; visualização matemática; resolução de problemas reais.
• Gamificação — Missões, pontuação e feedback imediato; engajamento e motivação.
Diferencial do projeto Alfa
• Sala inclusiva e neurocompatível
• Forte aderência à BNCC
• Tecnologia com intencionalidade pedagógica
• Apoio ao TDAH e à diversidade de aprendizagem
• Pronta para implementação em escolas, redes, editais e projetos institucionais