Pesquisar

Rogério Nascimento

Pós-graduado em Letras com MBA em Comunicação Social. Jornalista, escritor, crítico literário e consultor de SEO.

(5.0 - 3 avaliações)

Ranking: 836 | Projetos concluídos: 4 | Recomendações: 3 | Registrado desde: 10/05/2018

Sobre mim:

Sou professor universitário e de nível técnico pelo Centro Paula Souza (ETEC e FATEC), escritor e jornalista freelancer. Faço revisões de texto e dou aulas sobre “desenvolvimento de pesquisa acadêmica e científica”.
Sou crítico literário pós-graduado em Língua Portuguesa, Neuropsicopedagogia e Comunicação Social e Publicitária (MBA). Mestrando em Comunicação Social pela Université de Toulouse na França e profissional de SEO. Com especialização em filosofia, artes e cultura, literatura, educação e política.
Sou escritor e jornalista fundador e editor chefe do projeto "Praga Cultural". O orçamento do meu trabalho é adequado à proposta e sempre negociável.
Presto consultoria de gramática e tenho experiência com revisão gramatical desde 2008. Além de ser professor-orientador, também presto serviços de retextualização (aperfeiçoamento e formatação) de TCC’s, dissertações, teses, livros diversos, artigos etc.
Atualmente sou corretor do ENEM e já trabalhei como professor em cursos pré-vestibulares nas disciplinas de gramática, literatura, filosofia, história e redação.
Sou apto para escrever, revisar e trabalhar com crítica profissional, independente do texto proposto. A minha escrita é clara, objetiva, linear, com técnicas de SEO, coesa e coerente à proposta do projeto.

Resumo da experiência profissional:

Atualmente, estou bem estabelecido como professor e tenho dedicado um tempo maior para escrever e revisar, que são as atividades que mais gosto. Sou, portanto, organizado e pontual. A seguir disporei os processos para cada trabalho, embora cada projeto exija técnicas e procedimentos adequados ao seu contexto:

Escrita e produção de conteúdo
Sou pesquisador empenhado, intelectual político, filósofo-literário e comunicador social. Já trabalhei com cursos online e vendas, inclusive sendo coordenador e instrutor. Já ministrei palestras sobre vendas e tenho habilidade com os aspectos da comunicação.
Sempre faço pesquisas, entrevistas, enquetes, leitura de outros conteúdos sobre o mesmo assunto. Escolho a palavra-chave (geralmente de cauda longa) e pesquiso suas sinonímias para a aplicação de uma das muitas técnicas de SEO. O processo da escrita não é padronizado, mas organizado em títulos e subs com aplicação das palavras relevantes para a busca orgânica nas h1, h2 e h3.
Os parágrafos são cursos com aproximadamente três períodos, dependendo da necessidade textual. Os períodos são claros, pouco compostos e com sentenças lógicas, harmoniosas e exemplar concordância. As sentenças são escritas com a perícia de um professor de português, a malícia de um jornalista e as técnicas de um profissional de SEO.
O texto, como um todo, é bem distribuído e linear. Possui dois título, o primeiro voltado para o motor de busca, ou seja, a title tag, convidativo e adequado para aumentar o tráfego orgânico e melhorar a posição no motor de busca, e o segundo é o título do post. Após concluir a produção escrita, vou para a revisão.

Revisão de textos e melhorias
Como perito em gramática, inclusive consultor reconhecido, tenho experiência com revisão, com o diferencial de organizá-la em cinco estágios. Posso assegurar que sou o único a realizar uma revisão tão completa como a que descrevo a seguir.
O primeiro passo é me utilizar das muitas ferramentas de softwares à minha disposição. Os textos são escritos no Word onde realizo a primeira vistoria (principalmente ortográfica e de regência). Este programa é bom, porém não suficiente, por isso passo para a segunda etapa que é a revisão ortográfica profunda, onde o programa faz a busca das palavras corroborando com o VOLP, com a importante finalidade de adequar as palavras ao acordo ortográfico.
Até aqui o processo de revisão foi simples, porém completo no sentido ortográfico. O próximo passo consiste em analisar os erros comuns de regência e concordância. Esse processo é minucioso e preciso, não sendo possível se utilizar de softwares. Todos os aspectos da sintaxe e morfologia são analisados com muito cuidado.
A terceira etapa é a revisão de técnica textual, onde são analisados os fatores de textualidade (intertextualidade, aceitabilidade, informatividade, intencionalidade, situacionalidade coerência e coesão) e a linearidade. As maiores melhorias são realizadas neste estágio, sendo às vezes necessária a interação entre revisor e escritor para a escolha da melhor alteração. Como professional de revisão, tenho o cuidado de não excluir as características da personalidade do escritor nesse momento.
A quarta etapa é técnica, estilística e semântica. Aqui há a aplicação de toda técnica de SEO disponível. Neste momento, além de um texto correto e interessante, passa também a ser um texto alvo de uma boa posição nos motores de busca e de grande aceitação pela massa orgânica. Atualmente, são ponderados mais de 150 aspectos de SEO, sendo inviável citá-los aqui. Vale ressaltar que esta quarta etapa é voltada para a produção de conteúdo digital.
Por fim é realizada a revisão geral, onde o texto é lido e avaliado. Nesta revisão, todos os aspectos textuais são considerados e todas as etapas de revisão são revisadas (não é redundância, a revisão é revisada mesmo). Esta é a última etapa, onde há o cuidado de esconder as marcas de alterações, principalmente da quarta etapa, para que o texto não tenha ar de superficial ou clichê.

Histórico de projetos & Avaliações:

Trabalhos:

Habilidades:

  • Blogs
  • Edição de Textos
  • Escrita Técnica
  • Jornalismo Cultural
  • Jornalismo Literário
  • Jornalismo Político
  • Revisão De Texto

Áreas de interesse:

  • Jornalismo
  • Redação
  • Outra - Escrita & Tradução
  • Outra - Advogados & Leis
  • Outros - Serviços Empresariais
  • Recursos Humanos
  • Diagramação
  • Web Design
  • Outra - Design & Criação
  • Música
Carregando...

Carregando...

Pesquisar

FREELANCERS
PROJETOS
Ocorreu um erro inesperado. Caso o erro persista, entre em contato conosco através do e-mail contato@99freelas.com.br.