Outra - Web, Mobile & Software
| Orçamento: Aberto |
Publicado: |
Propostas: 9
Quero um software para que professores possam criar planos de aula de forma prática.
Funcionalidades principais:
Um formulário onde o professor possa preencher os seguintes campos:
• Habilidades
• Conteúdo
• Número de aulas
• Carga horária por dia
• Tema do estudo
• Ano/série
• Unidade temática
• Objetos de conhecimento
> Obs: se o professor não preencher todos os campos, o sistema deve completar automaticamente com base nas informações fornecidas.
Deve haver um quadro de opções com as seguintes perguntas:
• Deseja um texto explicativo sobre o conteúdo?
• Deseja incluir imagens?
• Campo extra para o professor adicionar informações complementares (observações, metas, comentários, etc).
O sistema deve gerar automaticamente o plano de aula organizado com base nesses dados, pronto para ser exportado (PDF ou impressão).
Saída esperada:
Plano de Aula — Alimentação Saudável | 2º ano | Ciências
Descrição:
Esta aula de Ciências é voltada para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o tema “Alimentação saudável”. O objetivo é promover a compreensão sobre os alimentos que fazem bem à saúde, destacando a importância de uma alimentação equilibrada para o crescimento e o bem-estar. A proposta é interdisciplinar, integrando Ciências, Língua Portuguesa (leitura de rótulos e vocabulário) e Arte (representação visual dos alimentos). Essa abordagem contribui para a formação de hábitos saudáveis desde os primeiros anos escolares, refletindo na qualidade de vida dos estudantes.
Habilidades BNCC:
• EF02CI01 — Comparar características dos seres vivos (inclusive o ser humano) com os elementos do ambiente, identificando relações entre eles.
• EF02CI02 — Observar e descrever diferentes hábitos de alimentação e sua relação com a saúde.
• EF02LP09 — Identificar e compreender a função de textos de diferentes gêneros.
• EF15AR04 — Explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, colagem, pintura etc.).
Objeto de conhecimento:
• Alimentação saudável
• Hábitos alimentares
• Relação entre alimentação e saúde
Objetivos de aprendizagem:
• Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis a partir de imagens e rótulos.
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para o crescimento e a saúde.
• Reconhecer a diversidade de alimentos presentes no cotidiano.
• Produzir coletivamente um cartaz com alimentos saudáveis.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
• Conhecimento
• Pensamento científico, crítico e criativo
• Repertório cultural
• Trabalho e projeto de vida
• Responsabilidade e cidadania
Aula — Etapas detalhadas (com tempo):
Ação prévia / Preparação do professor (sem os alunos):
• Organizar imagens de alimentos diversos (frutas, vegetais, industrializados, bebidas, etc.).
• Imprimir rótulos ou embalagens de produtos comuns (iogurte, biscoito, suco, etc.).
• Separar materiais de apoio: papel kraft, revistas para recorte, cola, tesouras, lápis de cor.
• Se possível, preparar uma breve apresentação com imagens e vídeos curtos sobre alimentação saudável.
Para começar (10 min):
• Iniciar com perguntas disparadoras: “O que você comeu hoje?”, “Você sabe quais alimentos ajudam nosso corpo a crescer forte e saudável?”
• Mostrar imagens de diferentes alimentos e questionar quais são saudáveis e por quê.
Problematização (25 min):
• Dividir a turma em grupos para montar colagens com alimentos saudáveis e não saudáveis, utilizando imagens e recortes de revistas.
• Cada grupo recebe uma folha para montar um “Prato saudável” e um “Prato desequilibrado”.
• Discutir em grupo: Por que alguns alimentos são melhores para o corpo? O que acontece quando comemos muitos doces ou refrigerantes?
Sistematização (10 min):
• Roda de conversa para os grupos apresentarem seus cartazes.
• O professor destaca os pontos principais: diversidade de alimentos, equilíbrio, importância das frutas, verduras e da água.
Aprendizado (5 min):
• Construção coletiva de um mapa mental no quadro com as palavras-chave: saudável, energia, crescimento, equilíbrio, frutas, verduras.
• Encerrar com um desafio: “Tente escolher um lanche saudável para amanhã!”
Orientações ao professor:
• Para turmas com dificuldades de leitura, priorize imagens e atividades orais.
• Caso não haja projetor, leve impressões coloridas dos alimentos ou utilize um livro ilustrado.
• Incentive os alunos a trazerem rótulos e embalagens de casa para a próxima aula e discutir os ingredientes juntos.
Links e materiais complementares (opcional):
• Vídeo “Alimentos Saudáveis” – Canal “Mundo Bita”: https://www.youtube.com/watch?v=OHH2sQw1g2I
• Guia Alimentar para a População Brasileira (versão infantil): https://www.gov.br/saude/guiaalimentar