Pesquisar

Marcelo F.

(5.0 - 6 avaliações)

Projetos concluídos: 6 | Recomendações: 6 | Registrado desde: 23/04/2023

Histórico de projetos & Avaliações:

Carregando...

Projetos (Aguardando Propostas):

  • SaaS para geração de planos de aula com IA

    Outra - Web, Mobile & Software | Orçamento: Aberto | Publicado: | Propostas: 9

    Quero um software para que professores possam criar planos de aula de forma prática.

    Funcionalidades principais:

    Um formulário onde o professor possa preencher os seguintes campos:

    • Habilidades
    • Conteúdo
    • Número de aulas
    • Carga horária por dia
    • Tema do estudo
    • Ano/série
    • Unidade temática
    • Objetos de conhecimento

    > Obs: se o professor não preencher todos os campos, o sistema deve completar automaticamente com base nas informações fornecidas.

    Deve haver um quadro de opções com as seguintes perguntas:

    • Deseja um texto explicativo sobre o conteúdo?
    • Deseja incluir imagens?
    • Campo extra para o professor adicionar informações complementares (observações, metas, comentários, etc).

    O sistema deve gerar automaticamente o plano de aula organizado com base nesses dados, pronto para ser exportado (PDF ou impressão).

    Saída esperada:

    Plano de Aula — Alimentação Saudável | 2º ano | Ciências

    Descrição:

    Esta aula de Ciências é voltada para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o tema “Alimentação saudável”. O objetivo é promover a compreensão sobre os alimentos que fazem bem à saúde, destacando a importância de uma alimentação equilibrada para o crescimento e o bem-estar. A proposta é interdisciplinar, integrando Ciências, Língua Portuguesa (leitura de rótulos e vocabulário) e Arte (representação visual dos alimentos). Essa abordagem contribui para a formação de hábitos saudáveis desde os primeiros anos escolares, refletindo na qualidade de vida dos estudantes.

    Habilidades BNCC:

    • EF02CI01 — Comparar características dos seres vivos (inclusive o ser humano) com os elementos do ambiente, identificando relações entre eles.
    • EF02CI02 — Observar e descrever diferentes hábitos de alimentação e sua relação com a saúde.
    • EF02LP09 — Identificar e compreender a função de textos de diferentes gêneros.
    • EF15AR04 — Explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, colagem, pintura etc.).

    Objeto de conhecimento:

    • Alimentação saudável
    • Hábitos alimentares
    • Relação entre alimentação e saúde

    Objetivos de aprendizagem:

    • Identificar alimentos saudáveis e não saudáveis a partir de imagens e rótulos.
    • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para o crescimento e a saúde.
    • Reconhecer a diversidade de alimentos presentes no cotidiano.
    • Produzir coletivamente um cartaz com alimentos saudáveis.

    Competências gerais da BNCC trabalhadas:

    • Conhecimento
    • Pensamento científico, crítico e criativo
    • Repertório cultural
    • Trabalho e projeto de vida
    • Responsabilidade e cidadania

    Aula — Etapas detalhadas (com tempo):

    Ação prévia / Preparação do professor (sem os alunos):

    • Organizar imagens de alimentos diversos (frutas, vegetais, industrializados, bebidas, etc.).
    • Imprimir rótulos ou embalagens de produtos comuns (iogurte, biscoito, suco, etc.).
    • Separar materiais de apoio: papel kraft, revistas para recorte, cola, tesouras, lápis de cor.
    • Se possível, preparar uma breve apresentação com imagens e vídeos curtos sobre alimentação saudável.

    Para começar (10 min):

    • Iniciar com perguntas disparadoras: “O que você comeu hoje?”, “Você sabe quais alimentos ajudam nosso corpo a crescer forte e saudável?”
    • Mostrar imagens de diferentes alimentos e questionar quais são saudáveis e por quê.

    Problematização (25 min):

    • Dividir a turma em grupos para montar colagens com alimentos saudáveis e não saudáveis, utilizando imagens e recortes de revistas.
    • Cada grupo recebe uma folha para montar um “Prato saudável” e um “Prato desequilibrado”.
    • Discutir em grupo: Por que alguns alimentos são melhores para o corpo? O que acontece quando comemos muitos doces ou refrigerantes?

    Sistematização (10 min):

    • Roda de conversa para os grupos apresentarem seus cartazes.
    • O professor destaca os pontos principais: diversidade de alimentos, equilíbrio, importância das frutas, verduras e da água.

    Aprendizado (5 min):

    • Construção coletiva de um mapa mental no quadro com as palavras-chave: saudável, energia, crescimento, equilíbrio, frutas, verduras.
    • Encerrar com um desafio: “Tente escolher um lanche saudável para amanhã!”

    Orientações ao professor:

    • Para turmas com dificuldades de leitura, priorize imagens e atividades orais.
    • Caso não haja projetor, leve impressões coloridas dos alimentos ou utilize um livro ilustrado.
    • Incentive os alunos a trazerem rótulos e embalagens de casa para a próxima aula e discutir os ingredientes juntos.

    Links e materiais complementares (opcional):

    • Vídeo “Alimentos Saudáveis” – Canal “Mundo Bita”: https://www.youtube.com/watch?v=OHH2sQw1g2I
    • Guia Alimentar para a População Brasileira (versão infantil): https://www.gov.br/saude/guiaalimentar
Carregando...

Carregando...

Pesquisar

FREELANCERS
PROJETOS
Ocorreu um erro inesperado. Caso o erro persista, entre em contato conosco através do e-mail suporte@99freelas.com.br.