Sobre mim:
Versatilidade. Se precisasse me resumir, assim seria.
Tive a oportunidade de me relacionar com pessoas que me adicionaram tantas experiências que tenho
certeza que elas fazem diferença hoje no meu produto final. De cartazes a hospitality centers, de vídeos
institucionais e promocionais a contato com fornecedores (produtoras e gráficas), de direção de cenas
(vídeo e fotografia) a animações e layouts eletrônicos criei e produzir para grande público, mas com o
público interno das empresas que atuei foi onde tenho certeza me destaquei.
Na gestão de Eduardo Paes na Prefeitura do Rio, onde estive entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016,
atuando com a equipe para Relacionamento com o Servidor e Rio 2016 – em várias ações de marketing,
eventos de reconhecimento e de comunicação, além de congressos e cursos –, crio e produzo, com
outros diretores de arte e redatores, boa parte da publicidade da Prefeitura do Rio. Por conta desta pro-
ximidade, pude aproveitar cada ponto crucial das estratégias de estruturação e realização de eventos
da magnitude dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Copa do Mundo Fifa 2014.
Anteriormente, durante os anos de 2010 e 2011, atuei como Diretor de Criação (com co-criação de Fa-
bício Vinhas - atualmente na MULTIRIO) na Gerência de Comunicação da Reduc (Petrobras). Criamos e
produzimos 340 eventos em 25 meses, ações de marketing e vídeos durante os anos em que lá estive,
junto com uma equipe fantástica visando o público interno da refinaria de karaokê de paródias musi-
cais com temas ligados a Segurança de trabalho, Gestão e Valores da Empresa.
Antes disso trabalhei na Prefeitura do primeiro ano (2001) da segunda gestão Cesar Maia, na Secretaria
de Publicidade e Propaganda, chefiado por Leila Castanheira - que foi novamente minha chefe direta na
minha segunda passagem pela Prefeitura do Rio) e “duplar” a criação de todos os setores da Prefeitura
(50 Secretarias, Autarquias e Empresas Municipais) com Heloisa Daddário (ex-Agnelo Pacheco-DF, O
GLOBO). No ano seguinte já trabalhávamos pela candidatura da cidade. Além dos Jogos, criamos o
marco para as escolas municipais – de todo o meu trabalho, tenho certeza que este é o que se manterá
por pouco mais tempo do na mente das pessoas –, o lápis das fachadas destes 1050 prédios públicos, a
maior rede pública da América Latina. Esta dupla durou até meados de 2006, quando o redator passou
a ser Rodrigo Espinoza. Nos anos seguintes criamos e produzimos peças e ações para todas as opor-
tunidades envolvendo Rio 2007.
Destaco aí o hot-site dos Jogos, o site definitivo (no ar), os vídeos de inauguração dos equipamentos
(Engenhão, arena, parque aquático e velódromo, filmado em BetaDigital) com a participação do grupo
Le Parkour do Rio, ações de guerrilha em áreas de competições, ações de endomarketing (inclusive
com os operários de obras), projeto de estandes e hospitality center para as recepções do Prefeito no
Riocentro. Os frutos desta bem sucedida campanha foram muitos. Ganhamos três prêmios interessan-
tes. Além do ABERJE 2003 (Projeto de Marketing na categoria melhor site esportivo) e do IBEST 2007
(categoria Projeto Esportivo), o Prefeito atribui o prêmio concedido a ele como Homem de Marketing do
Ano à nossa equipe.
Como minha formação foi feita toda dentro da Faculdade Hélio Alonso (onde estudei e trabalhei de 90
a 98 e recentemente retornei para concluir minha graduação), atuei em projetos visuais, construção de
logomarcas, projetos editorias e direção de arte para vídeo e internet, para empresas do grupo (ligados
à educação). Mas como o grupo dispunha de uma agência/produtora, acabei indo para lá e trabalhando
em diversos projetos:
1999 – Gala Party – Festa de Encerramento da Etapa do Rio da 500 milhas do Rio - Fórmula Indy
shows de Nó em Pingo D ?água, Carlinhos de Jesus, Ed Mota e Mangueira.
Presença de todos os pilotos Cliente: ISL Marketing AG e Fittipaldi Ag
1997/99 – Hospitallity Center e Estandes para as 500 milhas do Rio – Fórmula Indy
1997 – Rio Squash Festival
Antes da FACHA trabalhei na One-to-One Marketing AG de 88 a 90 junto com Nelson Mendes (ex-MPM),
minha primeira dupla.
Que novas idéias venham.