Descrição do Projeto:
Professor(a) de Matemática com experiência no Ensino Fundamental I para desenvolver um curso online completo de Matemática do 1º ano, totalmente alinhado à BNCC, utilizando WordPress, LearnDash e H5P.
O curso deverá incluir:
• Texto teórico original;
• Videoaula explicativa (apenas slides/lousa digital, sem imagem do professor);
• Exercícios interativos no H5P;
• Organização estruturada no LearnDash.
Todos os conteúdos, exemplos, textos, exercícios e imagens deverão ser integralmente autorais, não podendo ser copiados ou derivados de materiais disponíveis na internet, a fim de evitar qualquer infração de direitos autorais.
Requisitos obrigatórios:
• Licenciatura em Matemática (ou Pedagogia com domínio sólido de Matemática e prática no EF I);
• Experiência como professor(a) do Ensino Fundamental I;
• Domínio de WordPress, LearnDash e H5P;
• Capacidade de criar conteúdo original, lúdico e adequado à faixa etária;
• Familiaridade com padrões de qualidade exigidos em soluções educacionais institucionais.
Entregáveis do projeto:
1. Texto Teórico (Aula Escrita)
Cada lição deverá conter:
• Introdução com contextualização;
• Desenvolvimento claro e progressivo;
• Exemplos visuais e atividades de fixação;
• Linguagem adequada para crianças de 6 anos;
• Citação das habilidades da BNCC relacionadas;
• Conteúdo 100% autoral.
Incluir o texto teórico dentro da plataforma e criar a versão em PDF.
2. Videoaulas Explicativas
As videoaulas deverão:
• Ter entre 5 e 10 minutos;
• Ser narradas pelo professor;
• Utilizar slides ou quadro digital, sem aparecer a imagem do professor;
• Conter explicações passo a passo;
• Apresentar exemplos, contraexemplos e um exercício final para checagem;
3. Exercícios Interativos (H5P)
Cada conteúdo deverá incluir atividades como:
• Questões de múltipla escolha;
• Arrastar e soltar (drag and drop);
• Associação/correspondência;
• Classificação;
• Questões de contagem;
• Feedback automático;
Criar a versão em PDF do exercício.
4. Organização no LearnDash
O(a) profissional deverá organizar:
• Módulos e Lições;
• Separação clara por bimestres ou temas;
• Inserção dos textos teóricos;
• Inclusão das videoaulas;
• Inclusão dos exercícios.
Os exercícios deverão contemplar os modelos solicitados em editais institucionais, tais como:
• Questões de alternativa com feedback imediato;
• Itens de completar;
• Arrastar e soltar de palavras, objetos ou números;
• Classificação por categorias;
• Situações-problema com resposta interativa;
• Itens com contagem de objetos e reconhecimento de padrões;
• Atividades com imagens ou pictogramas (imagens autorais ou de uso livre com autorização).
Avaliações por módulo:
Avaliação sintética com variação de tipos de questões estilo Prova SAEB. Criar a versão em PDF além da avaliação online.
Conteúdos do Curso (BNCC – Matemática 1º Ano)
1º Bimestre:
• Estruturas lógico-matemáticas: conservação, correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, ordenação e inclusão;
• Números e operações: cardinalidade, ordinalidade, número como código, número como medida;
• Sistema de Numeração Decimal: quantificação, correspondência biunívoca, sequência oral, zoneamento, agrupamentos (2, 3, 5, 10), formação de grupos (unidade e dezena), leitura e escrita até números menores que 100.
2º Bimestre:
• Situações-problema: adição, subtração, multiplicação (agrupamentos simples) e divisão (repartição e medida);
• Sistema Monetário Brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas;
• Grandezas e Medidas: unidades não padronizadas, noções de tempo (dia, semana, mês, ano), hora inteira e meia hora, uso de calendário e agenda, reconhecimento de metro/litro/quilograma.
3º Bimestre:
• Espaço e forma: trajetórias, orientação e deslocamento, lateralidade, posições espaciais (acima/abaixo, direita/esquerda, dentro/fora etc.);
• Formas geométricas planas e espaciais no cotidiano.
4º Bimestre:
• Tratamento da informação: coleta e registro de dados, tabelas simples, gráficos pictóricos, leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
Diferenciais desejáveis:
• Experiência prévia com criação de cursos digitais (WordPress, LearnDash, H5P);
• Habilidade em produção de videoaulas;
• Portfólio de materiais autorais;
• Conhecimento em gamificação ou metodologias ativas.
Proposta:
O candidato deverá enviar:
• Proposta de valor total do serviço (curso completo);
• E o prazo estimado de entrega;
• Portfólio, amostras de videoaulas (se houver).
OBS.: Farei projetos semelhantes a este, mas com os assuntos do 2º ao 5º ano. Caso tenha interesse, entre em contato ou faça a proposta neste projeto, pois os outros projetos estarão privados para não gerar duplicidade aqui na 99freelas.